terça-feira, 18 de junho de 2013

DNPM participa do III Simpósio Brasileiro de Metalogenia


O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) participou, entre o dias 2 e 5 de junho, em Gramado/RS, do III Simpósio de Metalogenia, que este ano trouxe o tema “Os novos depósitos minerais brasileiros”.

Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e de outras instituições, o encontro divulgou e integrou os conhecimentos acadêmicos e da indústria mineira de depósitos minerais no Brasil.

O superintendente do DNPM no Estado do Rio Grande do Sul, Sérgio Bizarro, que representou o diretor-geral do órgão, Sérgio Dâmaso, na abertura do evento, ressaltou que o simpósio é de grande densidade de conhecimento geológico. Ele destacou ainda a importância do DNPM retomar sua cultura de aplicar conceitos metalogenéticos na fiscalização da pesquisa mineral.

O secretário-adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME), Telton Elber Corrêa, foi o conferencista da noite. Ele comentou sobre o importante papel que a CPRM recebeu dentro do Plano Nacional de Mineração 2030. “Temos metas ambiciosas onde o Serviço Geológico do Brasil possui um papel fundamental de protagonista desse processo. A SGM tem trabalhado para que a CPRM tenha capacidade orçamentária e recursos humanos para realização destes serviços em parcerias com outras entidades. É interesse do Governo Federal o atingimento dessas metas e a divulgação da informação geológica”, afirmou.

O Simpósio de Metalogenia contou com a participação de representantes da Agência de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (Adimb), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da Society of Economic Geologists (SEG).


Fonte: DNPM - Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário